Doenças


Alergias:
Diversos produtos podem causar alergia em calopsitas. Os sintomas mais comuns são espirros, inflamação da cloaca. É importante deixá-los  longe de fumaça ou cigarros, cheiros fortes (produtos de limpeza, sprays, tintas).




Coccidiose aviária:
A Coccidiose é uma doença do trato intestinal, disseminada por todo o mundo. Quase todos os pombos têm coccídeos alojados no intestino delgado.
A coccidiose representa uma constante ameaça às criações de aves de produção, assim como também pode afetar a criação de pássaros que vivem em cativeiro tais como Calopsitas, bicudos, curiós, canários, periquitos, etc.
A transmissão da doença se dá através de oocistos que são eliminados com as fezes e a urina, e ao contaminar os alimentos, a água, e o meio ambiente, disseminam a coccidiose no plantel.
Ao se instalar na parede do intestino, causam lesões que serão responsáveis por danos à saúde da ave, ao dificultar a absorção dos nutrientes.
Os sintomas da coccidiose são: penas arrepiadas, sonolência, perda do apetite, diarréia de coloração variando do esbranquiçado ao vermelho (sanguinolenta), fraqueza, palidez na coloração da pele, magreza, problemas na reprodução com aumento na mortalidade dos filhotes etc.
O tratamento é fácil de ser feito e o recomendado é que seja feito um controle de 6 em 6 meses assim deixando sua ave livre dessa enfermidade. Na minha as aves são tratadas com o vetococ que é um excelente medicamento, porem ele e em pó logo para quem tem poucas aves o avitrin sulfa e melhor pois e liquido e mais fácil de ser administrado.

como fazer o tratamento: deve-se administra durante 3 à 5 dias depois repetindo o tratamento quando passados 6 meses.


Vermifugação;
A vermifugação é feita antes da época da procriação, uma vez ao ano e em aves de 5 meses em diante.


Envenenamento:
Se sua calopsita ingerir ácidos ou produtos a base de petróleo, faça-a beber leite com pepto-bismol, clara de ovo ou azeite. Não provoque vomito!
Se for qualquer outro produto, provoque vomito com mostarda diluída colocada diretamente na garganta!


Piolhos:
 Se forem poucos, passar solução de vinagre e água (1 colher de sopa para 1 litro água ), vaporizando por 4 dias.Se não obtiver resultado, você poderá usar um talco como bolfo.
Problemas nos olhos:
Os sintomas mais freqüentes são, olhos fechados, vermelhidão, inchaço e secreção, e podem ser causados por infecções bacterianas, vírus, fungos, ácaros, brigas com outras aves, irritações (produtos químicos). Devera ser tratado inicialmente como um soro fisiológico caso n tenha melhora use um colírio anti-inflamatório ou como eu uso muito Terramicina pomada oftálmica.(obs.: ao usar a terramicina segure a ave por um tempo na mão ate que a pomada tenha   se dissolvido um pouco).


Psitacose:
Causada pela bactéria Chlamydia Psittaci. É altamente contagiosa, sendo transmitida por via aérea, fezes e fluidos respiratório, através do contato com aves infectadas. Nas aves a infecção pode ser aguda ou crônica.
O tratamento, se feito corretamente, tem altas chances de cura, e é feito a base de antibiótico. Durante o tratamento, qualquer fonte de cálcio deverá ser eliminada. Um ótimo remédio para tratamento ou prevenção e o Avitrin antibiótico, um controle de 6 em 6 meses ou de ano em ano é o indicado.
Queimaduras:
Se for com gordura quente, passe farinha ou amido de milho, depois disso colocá-la imediatamente em água corrente para resfriar, depois disso feito o ideal e usar uma pomada para queimaduras.